A amamentação, método alimentar de escolha para todos os bebés, pelas suas inúmeras vantagens tanto para a saúde da criança quanto para a mãe, é um modo inigualável de proporcionar alimento ideal para o crescimento e desenvolvimento de todas as crianças. A sua protecção, promoção e suporte constitui uma prioridade de saúde pública. Neste sentido, considerando que as prioridades devem ser direccionadas para a implementação de medidas e de boas práticas que visem o sucesso da amamentação, aumentando a duração do aleitamento materno exclusivo até aos seis meses de idade e a manutenção da amamentação com alimentos complementares até aos dois anos ou mais, criou-se o projecto de investigação “Protecção, Promoção e Suporte da Amamentação”, que faz parte da linha de investigação Formação de Profissionais de Saúde e Educação para a Saúde, inscrito na Unidade de Investigação em Ciências da Saúde - Enfermagem, acolhida pela Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC, 2012). Embora tivesse sido constituído formalmente em 2004, teve a sua formação num período anterior tendo os investigadores e colaboradores que o integram, desenvolvido os primeiros trabalhos em data antecedente. Desenvolve-se em 3 grandes áreas: No sistema de Saúde; Na Família, na Comunidade e no Local de Trabalho e na Formação.
A importância da amamentação é reconhecida pela comunidade científica. Todavia, observa-se a nível mundial que esta prática está longe do preconizado pela OMS. Em Portugal, a taxa de incidência da amamentação à nascença é bastante elevada, porém, verifica-se uma queda acentuada nos primeiros tempos de vida, principalmente a partir do 1º mês e o desmame precoce é uma realidade com que nos defrontamos diariamente (Galvão, 2005). Grande percentagem de mães deixa de amamentar muito cedo. De acordo com a Direcção Geral da Saúde (2012), 98,5% dos recém-nascidos iniciam o aleitamento materno exclusivo antes da alta hospitalar, mas este número sofre uma redução rápida, atingindo os 46,4% aos dois meses de idade. Cresce assim, a necessidade da promoção e suporte da amamentação o que implica a adopção de políticas promocionais e de programas sensíveis aos diversos factores que podem ajudar ou impedir a mãe nos seus esforços de amamentar (Galvão e Silva, 2011). No documento “Protecção, promoção e suporte ao aleitamento materno na Europa: um projecto em acção”, da Comissão Nacional Iniciativa Hospitais Amigos dos Bebés/Comité Português para a UNICEF (2004), pode ler-se que esta é uma prioridade no que diz respeito à saúde pública em toda a Europa. Em Portugal, apesar da existência de algumas medidas de promoção da amamentação, quer junto dos profissionais de saúde, quer junto da comunidade, a prevalência do aleitamento materno não é satisfatória, pelo que a sua protecção, promoção e suporte constitui uma prioridade de saúde pública. É preciso promover o aleitamento materno e estudar estratégias fundamentais para a sua promoção. Sem estudos só por acaso a acção tem resultados eficazes. Foi neste sentido que, considerando que as prioridades devem ser direccionadas para a implementação de medidas tendentes a aumentar a duração do aleitamento materno e para a implementação de boas práticas que visem o sucesso da amamentação que se criou o projecto de investigação, “Protecção, Promoção e Suporte da amamentação” que tem como OBJECTIVOS:
* Conhecer a situação de amamentação da díade;
* Conhecer as estratégias de intervenção desenvolvidas pelos profissionais de saúde em matéria de promoção da amamentação;
* Identificar os mecanismos promotores da amamentação desde a infância;
* Interpretar diferentes práticas culturais, em relação à importância e prática de amamentação como elemento fundamental para a saúde da criança, mãe e comunidade;
* Analisar mecanismos promotores da amamentação;
* Propor a implementação de medidas tendentes a aumentar a duração do aleitamento materno e de boas práticas que visem o sucesso da amamentação;
* Avaliar a eficácia e efectividade da implementação das iniciativas favoráveis ao aleitamento materno, nas escolas, nos serviços de saúde, nos locais de trabalho e na comunidade.
Este projecto desenvolve-se em 3 grandes áreas: No sistema de Saúde; Na Família, na Comunidade e no Local de Trabalho e na Formação.
Trabalhos Desenvolvidos
No Sistema de Saúde
* Comportamento dos Enfermeiros face à promoção do aleitamento materno: Implementação das orientações preconizadas pela OMS/UNICEF para o sucesso da amamentação.
Desenvolvido por: Pinto, F. Batista, L. Sousa, M. Mendes, M. Soares, P. Marques, S. Correia, S. & Moreira, S. (I Curso de Licenciatura em Enfermagem da Escola Superior de Enfermagem de Bissaya Barreto, 2003)
Orientado por: Galvão, DMPG.
* Os Enfermeiros de Saúde Comunitária e a Promoção da Amamentação.
Desenvolvido por: Gomes, PR. Freire, RN. Quinta, SM. & Vaz, SMS. (III Curso de Licenciatura em Enfermagem da Escola Superior de Enfermagem de Bissaya Barreto, 2005)
Orientado por: Galvão, DMPG.
* A promoção da amamentação. Conhecimentos e estratégias de intervenção por parte dos Profissionais de Enfermagem.
Desenvolvido por: Guilherme, D. Faneca, D. & Cioga, E. (III Curso de Licenciatura em Enfermagem da Escola Superior de Enfermagem de Bissaya Barreto, 2005)
Orientado por: Galvão, DMPG.
* Acompanhamento da implementação das orientações da OMS sobre amamentação num hospital amigo do bebé: a perspetiva da mãe. Repercussões na manutenção da amamentação aos três meses de vida.
Desenvolvido por: Galvão, DMPG. (2002).
* Amamentação bem sucedida: Alguns fatores determinantes.
Desenvolvido por: Galvão, DMPG (Tese de Doutoramento em Ciências de Enfermagem do Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar, da Universidade do Porto, 2003)
* Comportamento alimentar do RN e manutenção da amamentação.
Desenvolvido por: Galvão, DMPG. (2003)
* Necessidades de informação sentidas pelas mães para amamentar RNs prematuros com idade gestacional maior de 32 semanas internadas na UCIN da Maternidade Bissaya Barreto.
Desenvolvido por: Alexandre, CMCC. & Moura, FMD. (Curso de Complemento de Formação em Enfermagem, Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, 2006)
Orientado por: Galvão, DMPG.
* Dificuldades iniciais com a amamentação.
Desenvolvido por: Galvão, DMPG. (2008)
* Aleitamento Materno de Recém-Nascidos Pré-Termo: Promoção do Aleitamento Materno em Mães de RNPTs internados na UCIRN da MDM, Coimbra.
Desenvolvido por: Cavaco, MGS. (Dissertação de Mestrado em Ciências de Enfermagem do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, da Universidade do Porto, 2009)
Orientado por: Galvão, DMPG.
* Estratégias não farmacológicas da dor utilizadas pelos enfermeiros na vacinação de lactentes.
Desenvolvido por: Galvão, DMPG. Ramalho, SIHSMA. & Pedroso, RMCJ. (2012)
* Amamentação de crianças com fendas labiais e/ou palatinas.
Desenvolvido por: Lopes, ACT. Martins, CMM. & Sousa, SFO. (Curso de Licenciatura em Enfermagem da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, 2014)
Orientado por: Galvão, DMPG.
* Práticas de apoio e aconselhamento às mães para manterem o aleitamento materno após o regresso ao trabalho, desenvolvidas pelos enfermeiros.
Desenvolvido por: Cardoso, CM. (7º Curso de Pós Licenciatura em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria/IV Mestrado em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, 2014)
Orientado por: Galvão, DMPG.
Na Família, na Comunidade e no Local de Trabalho
* Caraterização dos índices de amamentação no Concelho de Soure.
Desenvolvido por: Martins, DMC, Ventura FIQS & Braz JPB (III Curso de Licenciatura em Enfermagem da Escola Superior de Enfermagem de Bissaya Barreto, 2005)
Orientado por: Galvão, DMPG.
* Amamentação: Conhecimentos das Grávidas.
Desenvolvido por: Lima, BMM. Marques, PMM & Branco, RAS. (III Curso de Licenciatura em Enfermagem da Escola Superior de Enfermagem de Bissaya Barreto, 2005)
Orientado por: Galvão, DMPG.
* Caraterização dos índices de amamentação no Concelho da Figueira da Foz.
Desenvolvido por: Domingues, GA. Duarte, HS. & Silva, MG. (III Curso de Licenciatura em Enfermagem da Escola Superior de Enfermagem de Bissaya Barreto, 2005)
Orientado por: Galvão, DMPG.
* A mulher trabalhadora e a vivência da manutenção da amamentação no regresso ao trabalho.
Desenvolvido por: Ferreira, ALP. Abade, ALM. Godinho, CSR. Simões, ER. Costa, JFP. Cassiano, RAE. & Andrade, SDM. (IV Curso de Licenciatura em Enfermagem da Escola Superior de Enfermagem de Bissaya Barreto, 2006)
Orientado por: Galvão, DMPG.
* Conhecimentos e atitudes dos adolescentes face à amamentação.
Desenvolvido por: Silva, DML. Vicente, FF. Soeiro, GSF. Rodrigues, IB. Costa, MJQ. Nunes, PRC. & Fernandes, PAT. (V Curso de Licenciatura em Enfermagem da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, 2007)
Orientado por: Galvão, DMPG.
* Vivências das mães de Rabo de Peixe relativamente à amamentação.
Desenvolvido por: Ferreira, NM. (Dissertação de Mestrado em Ciências de Enfermagem do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, da Universidade do Porto, 2010)
Orientado por: Galvão, DMPG.
* Prevalência do Aleitamento Materno no Barlavento Algarvio aos 6 meses de vida do bebé: Fatores Condicionantes.
Desenvolvido por: Carneiro, PAS. (Trabalho final de curso, do Curso de Pós-licenciatura de Especialização em Enfermagem na Comunidade da Escola Superior de Saúde de Portalegre, 2010)
Orientado por: Galvão, DMPG.
* O método de psicodrama na psicoprofilaxia da amamentação.
Desenvolvido por: Ramalho, SIHSMA. (Dissertação de Mestrado em Aconselhamento dinâmico da Escola Superior de Altos Estudos Instituto Superior Miguel Torga, 2007)
Orientado por: Gomes, C. & Galvão, DMPG.
* Amamentação: Sentimentos e vivências experienciados pela mãe.
Desenvolvido por: Ramalho, SIHSMA. (Tese de Doutoramento em Nuevos contextos de intervencíon psicológica en educación, salud y calid de vida da Escola Superior de Altos Estudos Instituto Superior Miguel Torga e Universidade da Extremadura, 2010)
Orientado por: Galvão, DMPG.
* A amamentação de mulheres trabalhadoras e alunas de instituições do ensino superior público de Coimbra.
Desenvolvido por: Pedroso, RMCJ. (Tese de Doutoramento em Nuevos contextos de intervencíon psicológica en educación, salud y calid de vida da Escola Superior de Altos Estudos Instituto Superior Miguel Torga e Universidade da Extremadura, 2011)
Orientado por: Castro, FV. & Galvão, DMPG.
* Vivências da adolescente que amamenta.
Desenvolvido por: Flores, AL. Teixeira, I. & Pereira, G. (1º Curso de Pós Licenciatura em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, 2009)
Orientado por: Galvão, DMPG.
* O papel do pai na amamentação.
Desenvolvido por: Jardim, J., Pagaimo, L., Marques, L., Sousa, L., Santos, MI., Travasso, MG., & Contente, MS. (II Curso de Licenciatura em Enfermagem da Escola Superior de Enfermagem de Bissaya Barreto, 2004)
Orientado por: Galvão, DMPG.
* Motivação da grávida primípara para a amamentação.
Desenvolvido por: Leal, MS. (2º Curso de Pós Licenciatura em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, 2010)
Orientado por: Galvão, DMPG.
* Amamentação de mulheres trabalhadoras inscritas em unidades de saúde de meio urbano e rural.
Desenvolvido por: Pedroso, RMCJ. & Galvão, DMPG. (2011)
* Aleitamento materno exclusivo junto de mães com filhos até aos 12 meses que tenham amamentado ou que ainda se encontrem a amamentar e que frequentam creches em zonas rurais e urbanas.
Desenvolvido por: Pedroso, RMCJ. & Galvão, DMPG. (2016)
Na Formação
* A promoção da amamentação e os alunos do 4º Ano da ESEBB.
Desenvolvido por: Caldeira, ACC. Marçalo, ACF. Minau, AF. Rodrigues, ACD. Torres, CCD. Costa, JCS. & Lopes, MS. (II Curso de Licenciatura em Enfermagem da Escola Superior de Enfermagem de Bissaya Barreto, 2004)
Orientado por: Galvão, DMPG.
* Promoção da Amamentação na Primeira Hora Após o Parto.
Desenvolvido por: Galvão, DMPG. (2007)
* Aplicação do Protocolo da UNICEF/OMS na Observação da Mamada/Identificação de Dificuldades.
Desenvolvido por: Galvão, DMPG. (2008)
* Formação em aleitamento materno em sala de aula: repercussões na prática clínica.
Desenvolvido por: Galvão, DMPG. (2008)
* Crianças em idade pré-escolar e a amamentação.
Desenvolvido por: Alberto, DMJ. (2º Curso de Pós Licenciatura em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, 2009)
Orientado por: Galvão, DMPG.
* Experiências de amamentação de crianças Brasileiras: estudo com alunos que frequentam escolas de Ensino Fundamental de cidades do interior paulista.
Desenvolvido por: Galvão, DMPG. (Tese de Pós Doutoramento em Enfermagem da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, 2011)
Orientado por: Silva, IA.
* As vivências de amamentação das crianças Portuguesas e Brasileiras: estudo comparado dos alunos que frequentam o ensino Básico/Fundamental.
Desenvolvido por: Galvão, DMPG. (Tese de Pós Doutoramento em Enfermagem da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, 2011)
Orientado por: Silva, IA.
* Conhecimentos e atitudes dos estudantes de enfermagem face ao aleitamento materno.
Desenvolvido por: Galvão, DMPG. (2010)
* A criança e o brincar a amamentar os seus bonecos.
Desenvolvido por: Gomes, CIN. & Cardoso, EIS. (5º Curso de Pós Licenciatura em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria/II Mestrado em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, 2010)
Orientado por: Galvão, DMPG.
Atividades Organizadas e em Desenvolvimento
Seminário
“Amamentação: Desafios para os Enfermeiros”
31 de Maio de 2005
Cursos
“Aconselhamento em Aleitamento Materno”
Dezembro de 2005 e Janeiro de 2006
Conferência
“Consentimento ou com sentimento: o cancro mamário, a violência de género e a exclusão social”
25 de Maio de 2011
Palestra
“Controvérsias em amamentação”
1 de Outubro de 2012
Colóquio
“Elos de amamentação”
16 de Outubro de 2015
Rotação de Iniciação à Investigação (RII)
• 2014/2015
• Número de estudantes acolhidos: Duas (2)
• Período de desenvolvimento: Fevereiro a Julho de 2015
• Tempo de execução: 25 Horas
• Tempo de presença efectiva dos estudantes na Unidade de Investigação (UICISA: E): 15 horas
• Local de desenvolvimento das actividades: As estudantes trabalharam nas instalações da UICISA: E com as investigadoras do projecto num conjunto de actividades que fizeram parte do quotidiano da investigação.
• Tiveram igualmente oportunidade de participar nas actividades organizadas pela UICISA: E.
• Actividades desenvolvidas pelas estudantes: •FevereiroReunião de familiarização com a problemática;
Identificação dos principais trabalhos de referência para o projecto.
•Março e AbrilPesquisa bibliográfica;
Actualização do projecto na plataforma;
Participação na construção de uma base de dados.
•Maio e JunhoParticipação no planeamento de um futuro trabalho de investigação.
•JulhoRedacção do projecto de investigação;
Elaboração do relatório das actividades desenvolvidas.
• 2015/2016
• Número de estudantes acolhidos: Três (3)
• Período de desenvolvimento: Outubro/2015 a Abril/2016
• Tempo de execução: 35 Horas
• Tempo de presença efectiva dos estudantes na Unidade de Investigação (UICISA: E): 21 horas
Projectos Submetidos à FCT
Eficácia da amamentação na vacinação: controle da dor no lactente de 2 meses de idade e da ansiedade materna.
EFAMAVA
01/01/2004
Em desenvolvimento
Well-being and Health Promotion