Comunicação e Relação Interpessoal nos Cuidados de Saúde

A comunicação é um dos pilares dos cuidados de saúde. Nas últimas décadas, a investigação tem demonstrado uma relação positiva entre a comunicação e relação eficaz entre os profissionais de saúde e as pessoas cuidadas e os resultados em saúde e redução dos custos. Contudo, e apesar de ser profundamente reconhecida a sua importância, existem ainda fragilidades no contexto nacional, em relação ao conhecimento sobre a relação entre a comunicação e resultados sensíveis aos cuidados de saúde; sobre os processos de translação e implementação do conhecimento nos contextos clínicos, e sobre estratégias pedagógicas que capacitem os profissionais de saúde para a comunicação e relação com a pessoa cuidada. Neste sentido, este projeto pretende contribuir para o conhecimento científico na área da comunicação em saúde e relação interpessoal, através da integração de estudos associados de investigação primária e secundária e projetos de implementação da melhor evidência.


1. Desenvolver conhecimento sobre comunicação e relação interpessoal nos cuidados de saúde no geral, nomeadamente sobre efetividade de intervenções comunicacionais em resultados de saúde;

2. Desenvolver conhecimento sobre abordagens e estratégias inovadoras de comunicação, incluindo o recurso à tecnologia;  

3. Desenvolver, adaptar e testar instrumentos na área da comunicação e relação interpessoal nos cuidados de saúde;

4. Desenvolver, adaptar e testar estratégias e recursos educacionais que contribuam para a capacitação de estudantes, profissionais de saúde e pessoas cuidadas sobre comunicação e relação interpessoal;

5. Desenvolver conhecimento sobre o envolvimento ativo das cidadãos na produção de estratégias e recursos pedagógicos para serem usados na formação de profissionais de saúde;

6. Contribuir para promover a implementação da melhor evidência sobre comunicação e relação interpessoal em contextos de prestação de cuidados de saúde;

7. Colaborar com redes nacionais e internacionais que contribuam para a translação do conhecimento nesta área. 

  • Sociedade Portuguesa de Comunicação Clínica em Cuidados de Saúde
  • European Association of Communication in Healthcare
  • Care Quality Commission. (2016). Better care in my hands: a review of how people are involved in their care.

    Chan, E. A., Wong, F., Cheung, M. Y., & Lam, W. (2018). Patients' perceptions of their experiences with nurse-patient communication in oncology settings: A focused ethnographic study. PloS one, 13(6), e0199183.

    Doyle, C., Lennox, L., & Bell, D. A systematic review of evidence on the links between patient experience and clinical safety and effectiveness. BMJ Open, 2013; 3 (1). doi: 10.1136/bmjopen-2012-001570

    Eton, D. T., Ridgeway, J. L., Linzer, M., Boehm, D. H., Rogers, E. A., Yost, K. J., ... & Sauver, J. L. (2017). Healthcare provider relational quality is associated with better self-management and less treatment burden in people with multiple chronic conditions. Patient preference and adherence, 11, 1635.

    Henly, S. J. (2016). Health Communication Research for Nursing Science and Practice. Nursing research, 65(4), 257-258.
    Institute for Healthcare Communication (2011). Impact of Communication in Healthcare. https://healthcarecomm.org/about-us/impact-of-communication-in-healthcare/

    Kelley, J. M., Kraft-Todd, G., Schapira, L., Kossowsky, J., & Riess, H. (2014). The influence of the patient-clinician relationship on healthcare outcomes: a systematic review and meta-analysis of randomized controlled trials. PloS one, 9(4), e94207.

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    National Clinical Guideline Centre for Acute and Chronic Conditions (Great Britain). (2012). Patient experience in adult NHS services: improving the experience of care for people using adult NHS services: patient experience in generic terms. National Clinical Guideline Centre at The Royal College of Physicians.

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    Project Information

    • Start Date

      01/01/2022

    • Completion date

      Em desenvolvimento

    • Thematic line

      Care Systems, Organization, Models, and Technology

    • Keywords
      • Comunicação em saúde
      • relação interprofissional
      • cuidados centrados na pessoa
      • qualidade dos cuidados
      • resultados em saúde
    • Coordination Team
      • Ana Filipa dos Reis Marques Cardoso Coord. PI
      • Helena Maria Mourão Felizardo Coord.
      • Alfredo Cruz Lourenço Coord.
      • Maria da Conceição Gonçalves Marques Alegre de Sá Coord.