O século XX constituiu um período marcante da história contemporânea a todos os níveis da vida individual e coletiva. A primeira metade do século foi marcado pela ocorrência de duas grandes guerras. Como em todos os períodos de guerra, sobressaem questões relacionadas com a saúde e a doença em todas as vertentes do humano, fazendo apelo a todas as profissões de saúde existentes em cada época. Em contextos de guerra há muitos combates pela vida saudável. Neles pontuam médicos, enfermeiros, farmacêuticos e (outros) teóricos das políticas de saúde. Um dos problemas principais dos períodos bélicos, para além dos mortos, feridos e inválidos de guerra, e sem dúvida a questão da sexualidade, muito perturbada pelo contexto militar e pela desestruturação social consequente. São especialmente relevantes as gravidezes não institucionais e as doenças venéreas.
Na segunda metade do século surge a infeção VIH e o recrudescimento da sífilis, infeção que se considerava já dominada.
Com os seus gritantes paralelismos, a sífilis e a infeção VIH continuam a levantar questões de base a respeito da sexualidade e da saúde pública.
Com esta investigação pretendemos uma análise das medidas profiláticas de cariz individual e coletivo postas em prática pelas autoridades de saúde, como forma de prevenir e tratar as doenças venéreas.
Como segunda linha de investigação pretende-se fazer a análise comparativa da saúde e educação sexual em Portugal, Espanha e Brasil através do confronto de legislações e sua evolução histórica, analisando a incorporação da perspetiva de género.
A educação sexual ajuda as pessoas a obter informações, ferramentas e motivação para vivências saudáveis do sexo e da sexualidade.
A importância de analisar as implicações da categoria de gênero na educação sexual advém da constatação de que a sexualidade é um conceito que inclui relações pessoais entre géneros, formas de organização social e regulação social da reprodução. A educação sexual deve favorecer a construção de noções sexuais a partir de uma perspetiva crítica de género.
Será realizado um levantamento das fontes (trabalhos da época), de bibliografia subsidiária e da iconografia da sífilis e da infeção VIH.
- Estudar a história dos cuidados profiláticos, educacionais e terapêuticos das doenças venéreas no século XX e contextualizar o papel da enfermagem.
- Análise comparativa do suporte legal sobre saúde e educação sexual em Portuga, Espanha e Brasil tendo em conta o papel de género.
01/01/2019
Em desenvolvimento
Education and development of the discipline