CHILDREN HEALTH PROMOTION AND HEALTH EDUCATION IN SCHOOL CONTEXT

 

Projecto Estruturante (PE) gerido por uma equipa interdisciplinar, com experiência de investigação na área da Educação e Promoção de Saúde. O seu objetivo major é a implementação de experiências de aprendizagem planeada destinadas a facilitar mudanças voluntárias para uma vida saudável ao longo do ciclo de vida. O IP, numa primeira fase previligiou as atividades de EpS dirigidas a crianças em contexto escolar, dando continuidade a uma sequência de 3 projectos de investigação aplicada, os quais permitiram a criação de novos métodos de prevenção de doença e promoção de saúde de crianças em contexto escolar, com recurso ao Método Eduterapêutico (Rodrigues 2001) e à sua nova tecnologia "The Health Magic BOX". Numa segunda fase, além da intervenção EpS para crianças, emergiram estudos associados relativos aos jovens estudantes do ensino superior. Atualmente,  emergiram novas oportunidades de implementação de estratégias de EpS e literacia em comunidades, abrangendo populações de adultos, gerando a oportunidade de novos estudos associados.

Background: Projecto Estruturante (PE) gerido por uma equipa interdisciplinar, com experiência de investigação na área da Educação e Promoção de Saúde. O seu objetivo major é a implementação de experiências de aprendizagem planeada destinadas a facilitar mudanças voluntárias para uma vida saudável ao longo do ciclo de vida. O IP, numa primeira fase previligiou as atividades de EpS dirigidas a crianças em contexto escolar, dando continuidade a uma sequência de 3 projectos de investigação aplicada, os quais permitiram a criação de novos métodos de prevenção de doença e promoção de saúde de crianças em contexto escolar, com recurso ao Método Eduterapêutico (Rodrigues 2001) e à sua nova tecnologia "The Health Magic BOX". Numa segunda fase, além da intervenção EpS para crianças, emergiram estudos associados relativos aos jovens estudantes do ensino superior. Atualmente, emergiram novas oportunidades de implementação de estratégias de EpS e literacia em comunidades, abrangendo populações de adultos, gerando a oportunidade de novos estudos associados.

Objectivo Promover a saúde das crianças em contexto escolar.

Metodologia

Desenho: No contexto do projecto desenvolve-se um programa de intervenção, através de um desenho de investigação quasi experimental: O1E X O2E ; O1C - O2C. ; Os dois grupos, experimental e de controlo serão sujeitos a avaliação do perfil de saúde e bem estar, antes e depois da intervenção (Questionários de perfil de saúde). Aos elementos do grupo experimental será feito tratamento com o programa de educação para a saúde (manipulação). Cada sessão do programa será avaliada com instrumentos de avaliação qualitativa (grelha de observação naturalista e ficha de desenho-escrita). Será assegurada a validade interna e externa do estudo.

Amostra: A constituição dos dois grupos será feita de forma aleatória a partir de crianças do terceiro ano de Escolas Básicas do Distrito de Coimbra. A equivalência entre os grupos será verificada em função da avaliação inicial do perfil de saúde e bem-estar. Avaliação com recurso a instrumentos já validados nos estudos anteriores: Escala Child Health IIlness Profile (CHIP- CE) de Riley et al e QSBE_C (Rodrigues et al, 2005), para diagnóstico do perfil de saúde e bem-estar das crianças; Ficha de Desenho/escrita (Rodrigues, 2003); Questionário aos professores; Grelha de observação.

Intervenção: O Programa de Educação para a Saúde, será desenvolvido de forma sistemática numa sequência de acções, ao longo do ano lectivo, nas turmas, cujas crianças, com base no diagnóstico inicial, forem seleccionadas para grupo experimental ou de tratamento. As acções que integram o programa serão concebidas passo a passo, considerando a necessidade de ajustamento às características das crianças e do contexto, através de avaliação sequencial. O desenho do programa apoia-se no conhecimento científico e experiência de trabalho dos profissionais de saúde e professores, nos resultados de investigação anteriores e nos princípios dos modelos de Intervenção Estratégica Contextualizada (IEC).

Implicações: Melhoria do “estado de saúde e bem-estar das crianças”, com destaque para a saúde oral, o humor, capital relacional, fadiga, sono e repouso, com implicações previsíveis na qualidade do percurso de vida das crianças bem como na redução do risco de insucesso, abandono e exclusão avaliadas a médio prazo. Repercussões a médio prazo gerando um efeito de motivação para a continuidade, nas actividades em parceria, de profissionais de saúde e professores envolvidos no projecto, conforme preconiza a OMS na meta de saúde para todos n.º 29.

A Divulgação dos resultados do programa de intervenção e do projecto na sua globalidade, num universo mais vasto da comunidade científica pretende ser uma importante contribuição, salientando essencialmente a utilidade, adequação, fidelidade e validade de instrumentos de medida; demonstração da vantagem de modelos de intervenção contextualizada, com métodos e técnicas de promoção e educação para a saúde inovadores e adequados à especificidade das crianças e seus contextos; aumento do conhecimento científico sobre o estado de saúde das crianças em idade escolar, dos indicadores de risco, e das medidas de prevenção e promoção de saúde adequadas e prioritárias.

 

  • Escola Superior de Enfermagem de Coimbra
  • Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem
  • Hospital de Braga
  • Rede académica de Literacia em Saúde
  • Universidade de São Paulo
  • Schools for Health in Europe (SHE network Foundation)
  • COVID-HL consortium
  • BATALHA, L M C - Promoção da saúde oral nas crianças - da teoria à prática. Nursing 2002; 166: 31-35.

    RODRIGUES, Manuel Alves; ORTIZ, M. C.; SERRADAS, M – Método eduterapéutico como estratégia de apoyo al niño hospitalizado. Revista de Educación y Deporte. Ministério de Educación y Ciencia. Setiembre – Deciembre, nº 335, 2004, pp 229-245

    RODRIGUES, M A; ORTIZ, HAWRYLACK, M (2006)- Nuevo recurso ante la deversidad: el desarrollo de los métodos eduterapeuticos en salud infantil. Hacia una educación inclusiva. XXIII J E.E, Universidad de Múrci. ISBN: 84-932433-6-1

    APÓSTOLO, J.L.A.; GAMEIRO, M.G. (2005). Referências Onto-epistemológicas da Investigação em Enfermagem. Uma análise crítica. Referência. II Série, nº 1, p.29-38

    RODRIGUES, Vitor (2003). Risk Behaviors in Adolescents: The Need of a Prevention Model. The Internet Journal of World Health and Societal Politics, Volume 1, Number 2.

    RESULTADOS ESPERADOS

    Construction of a EpS Life span profile database.

    Construction of a documental acerb of relevant scientific production, for the study of state of art of this group.

    Conception and validation of an intervention program for children’s health promotion and prevention, in the prioritary setting, the school.

    Conception and validation of an intervention program in diferent comunities for health literacy

    Development of a culture of mission in international interchange and presentation and divulgation of research results focused on health prioritary situations.

     

    REPERCUSSÕES

    Database: several databases will outcome from the project, which, if ethically managed, allow the crossing with results from previous researches in the same field and the conception of new problematics, such as the relation between health profile and school success, exclusion risk and juvenile delinquency.

    Documental acerb: a great amount of pertinent scientific and technical information will outcome from the project, with great significance to the evolution of the state of art.

    Program: to make adequate technology available, to the practice of care in health promotion and prevention.

    Promotion of a multiprofessional network involving health professionals, teachers and researchers for the research and intervention in children health education in school context in Portugal.

    Connection with other international research groups in the domain of children´s health education in school context: according to the recommendations of the WHO and the national and European health plans, it is fundamental to direct the researchers to the areas from which problems emerge in order to share research outcomes and to decide on adequate acting ways.

    Education of researchers: a significant repercussion of the project is the contribution for the education of the Investigadores de iniciação (BIC), and avançados (BI e BPD). This Project represents an important contribution for the research unit’s (UICISA: E).

    This and other international researchers’ contributions have influenced health politics to have in mind children’s health prevention and promotion, which is determinant for health gains throughout people’s lives. This project specifically focuses diagnosed prioritary health problems, and assesses the resulting gains of care delivery.

    The project’s productivity indicators may represent an extra value for the promotion of geographically wide- ranging studies, for a wider knowledge  in order to influence macro, meso and microestrategical  health policies.

    Informação do projeto

    • Data de início

      01/01/2004

    • Data de conclusão

      Em desenvolvimento

    • Linha Temática

      Well-being and Health Promotion

    • Áreas prioritárias
      • Formação e desenvolvimento dos profissionais de saúde
      • Metodologias de cuidados de enfermagem diferenciados (complexos)
      • Segurança do doente e efetividade dos cuidados
    • Equipa
      • Ana Paula Morais de Carvalho Macedo Coord. PI
      • Helena Rafaela Vieira Rosário Coord.
      • Rui Pedro Gomes Pereira Coord.
      • Cláudia Cristina Vieira Carvalho Oliveira Ferreira Augusto Coord.