Segundo a OMS, todos os anos cerca de 1milhão de pessoas comete suicídio em todo o mundo, o que dá uma taxa global de 16 por 100.000 e uma morte a cada 40 segundos. Em 2003 esse número para a união europeia era de cerca de 58 mil (OMS, 2003) estima-se que hoje esse número seja bastante superior.
Nos últimos 45 anos a taxa de suicídio aumentou cerca de 60% a nível mundial. É neste momento uma das três principais causas de morte entre os 15 e 44 anos nalguns países e a segunda entre os 15 e os 24 anos. Representava cerca de 1,8 da total da despesa em doença em 1998 e estima-se que este número suba para 2,4 em 2020. As doenças mentais, particularmente depressão e doenças associadas com o consumo de álcool são factores de risco de grande peso, particularmente na Europa e América do norte enquanto na Ásia a impulsividade é o factor de maior risco.
O suicídio é um fenómeno complexo com factores psicológicos, sociais, biológicos, culturais e ambientais envolvidos. Também por isso uma intervenção multidisciplinar é condição necessária mas não suficiente para a sua prevenção. Sectores como a educação, a segurança social, o trabalho, a justiça, a religião, os media, devem ser chamados a intervir e a sentir este assunto como uma tarefa global e não exclusiva da saúde, mas onde a saúde não pode abdicar das suas responsabilidades.
Medidas universais como a restrição a métodos letais como armas de fogo ou pesticidas têm demonstrado ser medidas efectivas. Também a prevenção e adequado tratamento da depressão, assim como um seguimento dos que já cometeram um comportamento para-suicidário ou tentativa de suicídio podem reduzir as taxas de suicídio.
Ainda, segundo a OMS, assistimos a uma generalizada falta de conhecimento do suicídio como um problema prioritário e ainda como tabu o que tem dificultado uma discussão aberta sobre este tema.
Assim, este projeto visa contribuir para a prevenção do suicídio através de três áreas: prevenção de comportamentos suicidários em jovens estudantes (com duas ramificações: no ensino básico e secundário e outro foco no ensino superior); prevenção de comportamentos suicidários em adultos e famílias; apoio ao estudo e investigação na prevenção de comportamentos suicidários através da validação de instrumentos de medida adequados.
01/01/2007
Em desenvolvimento
Well-being and Health Promotion