PEER é o acrónimo de Peer-Education and Evaluation Research. Tem por finalidade a implementação e avaliação de projetos de Educação pelos Pares em Portugal, Brasil e Cabo Verde. É um projeto estruturante que fomenta a investigação multicêntrica baseada na abordagem de pesquisa-ação participativa em saúde. Objetiva recriar referenciais metodológicos de promoção da saúde e de Educação pelos Pares, assim como melhoria das práticas de enfermagem comunitária neste âmbito.
Tem maior enfoque no âmbito de populações adolescentes e jovens adultos, mas abrange várias problemáticas de base comunitária desde que se baseiem em abordagens humanísticas com ênfase na avaliação de processos, resultados e impacte. O incentivo à pesquisa multicêntrica visa o estabelecimento da investigação participativa e de indicadores comuns aos 3 países: Portugal, Brasil e Cabo Verde. O modelo de planeamento e avaliação PRECEDE-PROCEED (Green & Kreuter, 2004) tem sido o mais utilizado para guiar as intervenções.
A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) apoiou, desde 2002, o grupo Atelier de Expressividade da Associação de Estudantes (AEESEnfC) que desenvolvia intervenções de Educação pelos Pares em contexto escolar e recreativo para adolescentes e jovens adultos. Em 2008-9, no âmbito de protocolos de colaboração com a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e a Universidade de Cabo Verde (UNI-CV), a ESEnfC tem apoiado a criação e desenvolvimento de grupos de Educadores de Pares, envolvendo professores e estudantes em projetos de investigação-ação. Atualmente conta com o apoio de IREFREA Portugal.
PEER é o acrónimo de Peer-Education and Evaluation Research. Tem por finalidade a implementação e avaliação de projetos de Educação pelos Pares em Portugal, Brasil e Cabo Verde. É um projeto estruturante que fomenta a investigação multicêntrica baseada na abordagem de pesquisa-ação participativa em saúde. Objetiva recriar referenciais metodológicos de promoção da saúde e de Educação pelos Pares, assim como melhoria das práticas de enfermagem comunitária neste âmbito.
Tem por objetivos:
1. Desenvolver, a partir de uma rede de parceiros nacionais e internacionais que se comprometam com a melhoria contínua das intervenções de Educação pelos Pares para promoção da saúde e da investigação-ação participativa, um referencial metodológico de formação e avaliação com indicadores comuns aos 3 países envolvidos;
2. Apoiar nos países envolvidos o desenvolvimento de uma política multitemática e integrada relacionada com intervenções de Educação pelos Pares, advogando sobre as vantagens e recursos necessários para a sustentabilidade investigação-ação participativa em Saúde;
3. Avaliar o planeamento e a execução das intervenções Educação pelos Pares, enfatizando a avaliação económica dos projetos, especialmente de custo-efectividade e custo-beneficio, e a identificação dos fatores organizacionais que asseguram a mais alta qualidade e o mais baixo custo destas intervenções.
A coordenação será assegurada pelo Investigador Responsável que tem experiência tanto na utilização do modelo PRECEDE-PROCEED como na coordenação de projetos de Educação pelos Pares e de investigação-ação participativa, em que também estão envolvidos os restantes investigadores.
A disseminação dos resultados será assegurada nas comunidades científicas pela elaboração de comunicações científicas e artigos para publicação, edição de livros com a descrição dos projetos de envolvidos na investigação; ações de sensibilização para as instituições do poder local ou nacional, com vista a mobilizar apoios para os projetos; ações de sensibilização em instituições de Ensino Superior para mobilizar a criação de grupos de Educação pelos Pares; ações de sensibilização para o publico em geral através de filmes promocionais e media.
Como o estudo de casos multicêntrico é de uma complexidade adicional (elevado número de pessoas a seguir um protocolo comum de investigação) a coordenação do PEER terá a participação dos coordenadores das Tarefas e do Coordenador da Avaliação, apoiado pelo Comité de Científico (SC), que fará a coordenação e acompanhamento da investigação nas Equipas de Investigação Local (LRT). Consultores Externos (ECC) representantes dos 3 países envolvidos irão fornecer aconselhamento em diferentes questões, nomeadamente as questões éticas de proteção e utilização de dados e a adequação cultural.
Os investigadores e respetivos coordenadores contactarão principalmente por correio electrónico e videoconferência. Durante os 2 primeiros anos, haverá 7 reuniões do Comité de Científico, coincidentes com as Conferências Locais para partilha de experiências (organizadas por cada Universidade participante). No final decorrerá uma Conferência Internacional de Educação pelos Pares em Coimbra, organizada pela equipa do PEER. A Avaliação Externa (IREFREA) garantirá controle extra de cumprimento de prazos e metas definidas, sinalizar aspectos críticos e assegurar a qualidade e equidade da investigação.
1. Desenvolver, a partir de uma rede de parceiros nacionais e internacionais que se comprometam com a melhoria contínua das intervenções de Educação pelos Pares para promoção da saúde e da investigação-ação participativa, um referencial metodológico de formação e avaliação com indicadores comuns aos 3 países envolvidos;
2. Apoiar nos países envolvidos o desenvolvimento de uma política multitemática e integrada relacionada com intervenções de Educação pelos Pares, advogando sobre as vantagens e recursos necessários para a sustentabilidade investigação-ação participativa em Saúde;
3. Avaliar o planeamento e a execução das intervenções Educação pelos Pares, enfatizando a avaliação económica dos projetos, especialmente de custo-efectividade e custo-beneficio, e a identificação dos fatores organizacionais que asseguram a mais alta qualidade e o mais baixo custo destas intervenções.
BRITO, I. (2008) – Intervenção de conscientização para prevenção da brucelose em zona endémica. [Texto policopiado], Porto, [s.n.], Dissertaçäo de Doutoramento em Ciências de Enfermagem ICBAS, FMUP.
BRITO, I., et al. (2008) - Antes que te Queimes: educação pelos pares em contexto recreativo, INFAD, Revista de Psicologia, nº 1, p. 329-338. ISBN: 0214-9877.
CUNHA-Oliveira, A. (2008) - Preservativo, Sida e Saúde Pública: factores que condicionam a adesão aos mecanismos de prevenção do VIH/sida. Col. Ciências e Culturas, Nº 10, Imprensa da Universidade de Coimbra, Coimbra, ISBN: 978-989-8074-62-1.
MELO, R. (2004) - Desenvolvimento de competências relacionais de ajuda: estudo com estudantes de enfermagem. Dissertação de Mestrado. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Universidade de Coimbra.
GRAVETO, J. (2005) - Construção e validação de uma escala de percepção de competências profissionais do pré-licenciado em enfermagem. Dissertação de Doutoramento. Universidade de Extremadura, Badajoz
DENZIN, N. ; LINCOLN, Y. (2006) - O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. 2ª ed. Porto Alegre: Artmed. ISBN: 9789-7284-6960-3.
FORTIN, M. (2003) – O Processo de Investigação: da concepção à realização. Loures: Lusociência, 3ªEd. ISBN 972-8383-10-X.
FREIRE, Paulo. (1991) - Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 8ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra. ISBN: 85-219-0243-3.
GREEN, L.; KREUTER, M. (2005) - Health program planning: An educational and ecological approach. New York: McGraw-Hill, 4ª ed. ISBN: 0767-4052-4-2.
NEIGER, B.; THACKERAY, R. (2002) - Application of the SMART Model in two successful social marketing campaigns. American Jounal Of Health Education, nº 33, p. 291-293.
STREUBERT, H.; CARPENTER, D.( 2002) – Investigação Qualitativa em Enfermagem: Avançando o Imperativo Humanista. Loures: Lusociência, 2ªed. ISBN 972-8383-29-0.
YIN, R. (2005) - Estudo de caso: planejamento e métodos. 3. ed. Porto Alegre: Bookman. ISBN: 8536-3046-2-6
BERGEN, A. (2000) – A case for cases studies: exploring the use of study case design in community nursing research. Journal of Advanced Nursing, vol. 5, nº 31, p. 926-934
WHO (2005) – Adolescent peer education in formal and non-formal settings. Cairo.
SLOANE, B.; ZIMMER, C. (1993) - The power of peer health education. Journal of American College Health, vol. 41, nº 6, p. 241-245. ISSN-0744-8481
INTERAGENCY YOUTH WORKING GROUP (2007) - Youth Peer Education.
Os resultados esperados são:
1) Caracterizar os projectos de Educação pelos Pares nos países envolvidos;
2) Avaliar o impacte dos projectos de Educação pelos Pares nos Educadores de Pares, nas populações-alvo e na comunidade, construindo indicadores comuns e validando 2 instrumentos (Inventário de Competências dos Educadores de Pares e Questionários Simples de Screening);
3) Desenvolver linhas orientadoras para avaliação de intervenções em Educação pelos Pares;
4) Validar e creditar um referencial formativo em Educação pelos Pares;
5) Desenvolver uma rede de organizações na área da Educação pelos Pares, que invistam na investigação-acção para melhoria da qualidade.
01/01/2008
Em desenvolvimento
Well-being and Health Promotion