O Projeto Estruturante - Investigação e Inovação no Ensino da Enfermagem, tem como objeto de estudo os processos de inovação didática e pedagógica no ensino da enfermagem e em contextos formais e não formais, abrangendo as suas condições nacionais e transnacionais de regulação, as circunstâncias em que 1 Estrutura é o que estabiliza a disposição ou organização na qual as partes são dependentes do todo e, por conseguinte, solidárias umas das outras. Projeto Estruturante (PE) é perdurável no tempo e permite a organização do pensamento de investigação relativamente a um tópico. O PE pode acolher diferentes Projetos de Estudos Associados (PEA), os quais têm um horizonte temporal mais limitado e permitem planificar o processo de investigação. ocorrem e os contextos em que se constroem. Numa lógica de aprendizagem ao longo da vida, de educação integrada e inclusiva, aquele objeto de estudo exige abordagens pluridisciplinares, colaborativas, em redes nacionais e internacionais, suscetíveis de se constituírem como oportunidades de produção de conhecimento e de promoção do ensino da enfermagem. Este projeto estruturante tem como objetivo agregar, conceber, implementar e avaliar propostas de investigação em inovação didática e pedagógica relativamente aos processos de ensino, de aprendizagem e de avaliação da oferta formativa em enfermagem, podendo contar com investigadores integrados doutorados e não doutorados e membros colaboradores, organizados em dois eixos de atividade que se consubstanciam em dois grupos de investigação: Grupo 1 – Tecnologia e Inovação no Ensino da Enfermagem; e Grupo 2 – Políticas de Avaliação e de Qualidade no Ensino da Enfermagem.
• Desenvolver investigação sobre problemáticas educativas significativas para o desenvolvimento do ensino da Enfermagem.
• Analisar a implementação de políticas educativas e contribuir para a sua definição (quadros de referência, instrumentos).
• Desenvolver propostas orientadas para o desenvolvimento de competências transversais na formação de 1.º, 2.º e 3.º ciclo do ensino superior, na formação pós-graduada não conferente de grau e em diversos contextos (académico, profissional e clínico).
• Desenhar, implementar e avaliar programas e mecanismos de formação e desenvolvimento pessoal e profissional em enfermagem nos diversos níveis de formação.
• Reforçar o desenvolvimento de conhecimento no âmbito de metodologias de investigação na área da docência e formação em enfermagem.
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01/01/2023
Em desenvolvimento
Education and development of the discipline