As atuais alterações sócio demográficas na população, particularmente o seu envelhecimento, acompanhado pelo aumento de doenças crónicas e da taxa de morbilidade resultante dos acidentes laborais e de viação, trazem novas necessidades e novos desafios em termos de procura de cuidados de saúde.
Estes processos de transição na vida das pessoas que, inevitavelmente, conduzem ao aparecimento de limitações físicas, emocionais e cognitivas tornam as pessoas progressivamente mais dependentes. Também as doenças cardiovasculares, cérebro vasculares, neurológicas, respiratórias, tumores malignos e problemas ortotraumatológicos representam grupos de problemas de saúde que, para além de se enquadrarem nas principais causas de morte em Portugal, frequentemente resultam numa perda de autonomia para a pessoa doente de forma permanente e prolongada, provocando situações de dependência de cuidados de saúde e sociais. Todo este cenário tem gerado novos desafios e mudanças na oferta de serviços de saúde e na forma de cuidados (Direcção Geral da Saúde, 2006).
O viver saudável, com qualidade de vida e com autonomia o maior número de anos possível, afigura-se, assim, como um desafio à responsabilidade de toda a sociedade com repercussões significativas no seu desenvolvimento.
Os cuidados de saúde devem ajudar a pessoa a reorganizar o seu projeto de saúde de acordo com as necessidades decorrentes das transições, sejam elas acidentais ou previsíveis, dotando-as de recursos para uma resposta eficaz aos desafios de saúde, surge como um dos focos de atenção na prevenção de sequelas resultantes dos processos de doença e/ou tratamento. Devem ser facilitadores de adaptação funcional aos défices e/ou processos de vida, tendo como alvo promover a independência nos autocuidados, melhorar a função, limitar a incapacidade, preservar a autoestima e a qualidade de vida da pessoa ao longo do ciclo vital, família, grupos e comunidade.
Teses de Mestrado concluídas (os orientadores devem constar como coordenadores de projecto):
1 - “A capacidade funcional e o sofrimento da pessoa com lombalgia: implicações de um programa de enfermagem de reabilitação”
Autor(a): Ana Luísa Mendes Figueira
Orientador(a): Carlos Alberto Cruz de Oliveira
2 - “Avaliação Funcional da pessoa pós-fractura do colo do fémur”
Autor(a): Leonor Rodrigues Dias
Orientador(a): Carlos Alberto Cruz de Oliveira
Co-Orientador: Virgílio da Cruz Conceição
3 – “Perturbações Musculo-Esqueléticas cervicais e lombares dos adolescentes”
Autor(a): Ana Luísa Mendes Figueira
Orientador(a): Carlos Alberto Cruz de Oliveira
Teses de Mestrado Concluídas:
– “Vivências das pessoas que foram submetidas a Amputação do membro inferior por osteítes”
Autor(a): Anabela da Conceição Ribeiro Alegre
Orientador(a): Arménio Guardado Cruz
- “O impacto da consulta de enfermagem pré-operatória em doentes que vão ser submetidos a artroplastia Total Anca no Centro Hospitalar Leiria-Pombal”
Autor(a): Helena Antunes Valinha
Orientador(a): Arménio Guardado Cruz
- “Vivências no regresso a casa após Artroplastia Total da Anca em homens sexualmente ativos”
Autor: João Miguel Moita Gaspar
Orientador: Arménio Guardado Cruz
- “Prevalência e Fatores que Contribuem para os Distúrbios Músculo-esqueléticos em Enfermeiros
Autor: Maria João Lança Polidoro Neves Duarte
Orientador: Arménio Guardado Cruz
ARTIGOS PUBLICADOS
2010 – “Educational needs of patients with rheumatoid arthritis”. Autores: Arménio Cruz, João Apóstolo, Marta Campos, Pedro Machado, Armando Malcata. International Journal of Orthopaedic and Trauma Nursing, November 2010, Vol. 14, Issue 4,Page 229;
COMUNICAÇÕES
2011 - "Problemas músculo esqueléticos a nível da coluna vertebral de alunos de enfermagem: Prevalência e fatores de risco". Congresso Internacional de Enfermagem de Reabilitação, 1, 2 e 3 de Dezembro, Oeiras;
Autores:
Arménio Guardado Cruz
Paulo Joaquim Pina Queirós
Henrique José Mendes Nunes
2012 – “Musculosketal Disorders of Spine in Nursing Students: Prevalence and risk factors”. AMON - 3rd International Orthopaedic Nursing Conference. 11th & 12th October – Qawra, Malta.
Autores:
Arménio Guardado Cruz
Paulo Joaquim Pina Queirós
Henrique José Mendes Nunes
01/01/2011
Em desenvolvimento
Self-care and health-disease