WHITE RIBBON PROJECT: SAY NO TO PEER VIOLENCE

O conceito de saúde integral obriga a que se contemple a influência do contexto social e das experiências subjetivas no bem-estar e nas diferentes formas de adoecer, não só na dimensão biológica, mas também, dos fatores psicossociais e de género que determinam a vulnerabilidade das pessoas. Assim, não se pode considerar as pessoas da mesma maneira, pois é necessário compreender como a construção social de homens e mulheres afeta a saúde, a expressão dos problemas de saúde e a oferta de cuidados de saúde. Deste modo, os princípios e os valores de igualdade, equidade e atenção integral em saúde não conseguem ser salvaguardados sem a inclusão de género como um determinante em saúde.


Assim, assumindo que o género é um determinante social da saúde, o foco deste projeto é investigar como o género influencia o desenvolvimento humano e os processos de saúde/doença das pessoas.
De entre as várias áreas de estudo, este projeto dá maior enfase à influência do género na sexualidade, na violência, nos processos de transição e no cuidado. Assim, a partir dos conceitos de saúde e de desenvolvimento humano procura-se conhecer como é que o género influencia o bem-estar, a saúde e os processos de doença vividos pelas/os adolescentes / jovens, as mulheres e os homens. A partir desse conhecimento e sustentando-se nos princípios da promoção da saúde e da prevenção da doença, procura-se desenvolver intervenções piloto que contemplem o género enquanto determinante da saúde. Estes conhecimentos podem ainda facilitar a definição e a implementação de políticas de saúde que reconheçam que as mulheres e os homens, tem diferentes necessidades, obstáculos e oportunidades nos seus quotidianos que comprometem o desenvolvimento do seu potencial, não só decorrentes das suas diferenças biológicas, mas também das suas expectativas e papéis de género. Estas abordagens podem promover a equidade na atenção de saúde, dando visibilidade às diferentes necessidades das mulheres e dos homens e diminuindo os preconceitos de género na prática clinica.

No domínio deste projeto estruturante - género, saúde e desenvolvimento - seis núcleos temáticos como áreas de pesquisa, e sobre as quais incide a nossa investigação:

• Violência, saúde e ciclo de vida
• Sexualidade e género
• Género e cuidado
• Género e transições
• Género e saúde
• Género e enfermagem

Estes estudos podem ser de natureza qualitativa e quantitativa, randomizados sempre que possível com visões interdisciplinares e de âmbito transnacional.

  • Instituto Promundo
  • Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo
  • GAUDEAMUS Associação Juvenil
  • Mulheres Séc XXI
  • Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Paraná
  • Escola Superior de Enfermagem de Coimbra
  • Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem
  • Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria)
  • ARSC - UCC Pinheiro dos Abraços e UCC Nabão
  • Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais
  • Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • Facultad de Enfermería de Universidad de Murcia
  • -        Becker, D., Edmundo, K., Nunes, N., Bonatto, D., & de Souza, R. (2005). An innovative geographical approach: health promotion and empowerment in a context of extreme urban poverty. Promotion & Education, Suppl 3, 48-52.

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    • Telma Sofia dos Santos Vidinha
    • Maria Neto da Cruz Leitão
    • Maria José Magalhães
    • Tatiana Gonçalves Moura

    Informação do projeto

    • Data de início

      01/01/2009

    • Data de conclusão

      Em desenvolvimento

    • Linha Temática

      Well-being and Health Promotion

    • Target population
      • Mulheres e homens
      • Adolescentes e jovens
      • Casais e pais / mães
      • Profissionais de saúde e de educação
    • Coordination Team
      • Maria Neto da Cruz Leitão Coord. PI
      • Maria da Conceição Gonçalves Marques Alegre de Sá Coord.
      • Cristina Maria Figueira Veríssimo Coord.
      • Maria Isabel Domingues Fernandes Coord.
      • Isabel Maria Pinheiro Borges Moreira Coord.
      • Armando Manuel Marques Silva Coord.