O crescente envelhecimento populacional e o aumento da esperança média de vida tornam-se, paradoxalmente, nos dias de hoje, um dos maiores desafios dos sistemas de saúde dos países desenvolvidos. Paralelamente ao aumento da população envelhecida assiste-se também ao aumento do número de pessoas portadores de doenças crónicas e neurodegenerativas, sendo as demências que apresentam maior expressão. As demências não só são a principal afeção responsável pela institucionalização, como são descritas pelos cuidadores como uma das condições de saúde mais difíceis de cuidar, devido aos Sintomas Comportamentais e Psicológicos da Demência como a agitação, agressividade, desorientação, recusa nos cuidados e força contrária (Phaneuf, 2010). Assim, cuidar destas pessoas tornou-se um dos maiores desafios do sistema de saúde para o qual os profissionais de saúde e as instituições de ensino não estão preparados.
Dada a complexidade e exigência dos cuidados a prestar a estas pessoas e o impacto negativo que provoca nos estudantes de enfermagem, devido à dificuldade em lidarem com estas situações (Melo, Salgueiro e Araujo, 2015), é fundamental capacitá-los com metodologias de cuidar inovadoras e adequadas à realidade dos cuidados, com procedimentos cuidativos que operacionalizem e sistematizem a relação, assentes nos valores Ético-deontológicos da enfermagem (Simões, Rodrigues e Salgueiro, 2008; Simões, Salgueiro e Rodrigues 2012).
A Metodologia de Cuidados Gineste-Marescotti® (MGM), também designada de Metodologia Cuidado Humanitude, orientada pela filosofia de Cuidados Humanitude, foi desenvolvida por Yves Gineste e Rosette Marescotti desde 1979 (Salgueiro, 2014).
A MGM assenta em quatro pilares fundamentais: olhar, palavra, toque e verticalidade, e dispõem de 150 técnicas relacionais, caracterizadas pela suavidade, como o toque ternura, e particularidades muito subtis, em que gestos técnicos e relacionais são indissociáveis. Esta metodologia é transversal a qualquer cuidado, cumprindo uma Sequência Estruturada de Procedimentos Cuidativos Humanitude (SEPCH) (Simões, Salgueiro e Rodrigues, 2012; Simões, 2013). A SEPCH evolui na dinâmica dos cuidados em duas fases, que vão da aproximacão/sintonia à consolidação/proação. A MGM fomenta a prestação de cuidados com base em regras de arte que orientam a atuação dos profissionais através de uma visão ética e baseada na evidência (Simões, Rodrigues e Salgueiro, 2008, 2011; Simões, Salgueiro e Rodrigues, 2012).
Esta metodologia privilegia intervenções não-farmacológicas no controlo e redução de Comportamentos de Agitação Patológica fornecendo técnicas específicas para o efeito, que promovem a verticalização, operacionalizam a humanização, profissionalizam a relação entre o cuidador e a pessoa cuidada, melhorando a qualidade de vida da pessoa cuidada e dos cuidadores (Gineste e Pellissier, 2008; Simões, Salgueiro e Rodrigues, 2012).
A MGM tem produzido mudanças assinaláveis na cultura vigente nos estabelecimentos de saúde onde foi implementada, tendo-se obtido ganhos em saúde muito significativos, evidenciando-se como uma ferramenta eficaz na promoção da qualidade dos cuidados (Pilette, Patenaude e Bruneau, 2004; Luquel, 2008; Simões, Rodrigues e Salgueiro, 2011; Simões, Salgueiro, Rodrigues, 2012). A MGM tem demonstrado particular efetividade em pessoas dependentes e/ou atingidas de demência, evitando comportamentos de agitação patológica, oposição/recusa aos cuidados (Araújo e Alves, 2012; Araújo, Melo e Alves,2014a) promovendo o autocuidado (Araújo, Melo e Alves, 2014b) e a verticalidade (Araújo, Oliveira, Alves, Salgueiro (2011), diminuindo a incidência de ulceras de pressão e de quedas (Araújo, Alves e Oliveira, 2012; Araújo, Alves, Salgueiro, Melo, Cardoso e Martins, Câmara, 2014). Repercute-se também nos cuidadores, melhorando a sua satisfação profissional/motivação e qualidade de vida (Gineste e Pellissier, 2008).
Esta filosofia de cuidar promove o respeito pela pessoa cuidada, e proscreve intervenções em força ou em cuidados não consentidos. Como alternativa enfatiza técnicas que profissionalizam e facilitam a relação entre o cuidador e a pessoa cuidada, favorecendo o estabelecimento de uma verdadeira relação de confiança, promovendo o bem-estar da pessoa cuidada, por ser bem cuidada, e do cuidador, por estar a prestar um cuidado de excelência (Phaneuf, 2010; Simões, Rodrigues e Salgueiro 2008; Gineste e Pellissier, 2008; Simões, Rodrigues e Salgueiro, 2011; Simões, Salgueiro e Rodrigues, 2012).
Esta metodologia, inovadora e económica, com ganhos cientificamente validados a nível nacional e internacional, pode ser um contributo para os importantes desafios de saúde atuais, como o aumento da dependência das pessoas idosas com demências, da complexidade dos seus cuidados e consequentes custos operacionais. A sua implementação, disseminação, validação e certificação é uma necessidade imperiosa como demonstram os resultados obtidos nas instituições onde foi implementada (Araújo, Alves e Oliveira, 2012; Araújo, Alves, Salgueiro, Melo, Cardoso e Martins, Câmara, 2014).
Esta temática é atual e pertinente, carecendo de um maior esforço de investigação, fundamental e aplicada (Simões, Rodrigues & Salgueiro, 2008).
O projeto prevê a implementação da MGM nas instituições de ensino, nomeadamente nas unidades curriculares de fundamentos de enfermagem e nas unidades de saúde onde os estudantes realizam Ensinos Clínicos e que aderiram à implementação do projeto.
O projeto tem como objetivos sensibilizar os professores, assistentes convidados e enfermeiros/estudantes de enfermagem sobre a importância da implementação da MGM; aprofundar conhecimentos sobre cuidar em humanitude em contexto formativo de cuidados; desenvolver as competências dos professores, assistentes convidados e enfermeiros na aplicação da MGM em contexto.
Pretende-se conhecer a importância que os Professores, Assistentes convidados e enfermeiros/estudantes de enfermagem atribuem aos cuidados baseados na filosofia da humanitude e na MGM; conhecer as dificuldades dos estudantes, em ensino clinico, na interação com a pessoa cuidada; capacitar os estudantes de enfermagem, em Ensino Clínico, em competências relacionais e comunicacionais, através da apropriação da MGM; verificar o impacto da MGM nas dificuldades dos estudantes na interação com a pessoa cuidada durante o Ensino Clínico; verificar o impacto da apropriação do conceito de humanitude e da MGM na satisfação do estudante de enfermagem; pretende-se ainda avaliar o impacto da MGM nas respostas físicas, cognitivas e emocionais das pessoas cuidadas.
Pretende-se realizar estudos de investigação ação, através da monitorização de indicadores de qualidade, antes e depois da aplicação desta metodologia de cuidar utilizando grupos de controlo. Os indicadores de qualidade a avaliar na pessoa cuidada são: avaliação da satisfação; agitação, risco de queda e nível de autonomia; no enfermeiro satisfação profissional e no estudante de enfermagem satisfação, redução do stress e das dificuldades na interação com a pessoa cuidada.
Implementar a Metodologia de Cuidados Humanitude nas instituições de ensino e nas unidades de cuidados, de forma a capacitar a equipa de profissionais e cuidadores informais nesta metodologia de cuidar, avaliar a mudança nas práticas e o impacto em ganhos em saúde nas pessoas cuidadas, nos cuidadores e na organização.
Resultados esperados
01/01/2016
Em desenvolvimento
Self-care and health-disease