O crescente envelhecimento populacional e o aumento da esperança média de vida tornam-se, paradoxalmente, nos dias de hoje, um dos maiores desafios dos sistemas de saúde dos países desenvolvidos. Paralelamente ao aumento da população envelhecida assiste-se também ao aumento do número de pessoas portadores de doenças crónicas e neurodegenerativas, sendo as demências que apresentam maior expressão. As demências não só são a principal afeção responsável pela institucionalização, como são descritas pelos cuidadores como uma das condições de saúde mais difíceis de cuidar, devido aos Sintomas Comportamentais e Psicológicos da Demência como a agitação, agressividade, desorientação, recusa nos cuidados e força contrária (Phaneuf, 2010). Assim, cuidar destas pessoas tornou-se um dos maiores desafios do sistema de saúde para o qual os profissionais de saúde e as instituições de ensino não estão preparados.
Dada a complexidade e exigência dos cuidados a prestar a estas pessoas e o impacto negativo que provoca nos estudantes de enfermagem, devido à dificuldade em lidarem com estas situações (Melo, Salgueiro e Araujo, 2015), é fundamental capacitá-los com metodologias de cuidar inovadoras e adequadas à realidade dos cuidados, com procedimentos cuidativos que operacionalizem e sistematizem a relação, assentes nos valores Ético-deontológicos da enfermagem (Simões, Rodrigues e Salgueiro, 2008; Simões, Salgueiro e Rodrigues 2012).
A Metodologia de Cuidados Gineste-Marescotti® (MGM), também designada de Metodologia Cuidado Humanitude, orientada pela filosofia de Cuidados Humanitude, foi desenvolvida por Yves Gineste e Rosette Marescotti desde 1979 (Salgueiro, 2014).
A MGM assenta em quatro pilares fundamentais: olhar, palavra, toque e verticalidade, e dispõem de 150 técnicas relacionais, caracterizadas pela suavidade, como o toque ternura, e particularidades muito subtis, em que gestos técnicos e relacionais são indissociáveis. Esta metodologia é transversal a qualquer cuidado, cumprindo uma Sequência Estruturada de Procedimentos Cuidativos Humanitude (SEPCH) (Simões, Salgueiro e Rodrigues, 2012; Simões, 2013). A SEPCH evolui na dinâmica dos cuidados em duas fases, que vão da aproximacão/sintonia à consolidação/proação. A MGM fomenta a prestação de cuidados com base em regras de arte que orientam a atuação dos profissionais através de uma visão ética e baseada na evidência (Simões, Rodrigues e Salgueiro, 2008, 2011; Simões, Salgueiro e Rodrigues, 2012).
Esta metodologia privilegia intervenções não-farmacológicas no controlo e redução de Comportamentos de Agitação Patológica fornecendo técnicas específicas para o efeito, que promovem a verticalização, operacionalizam a humanização, profissionalizam a relação entre o cuidador e a pessoa cuidada, melhorando a qualidade de vida da pessoa cuidada e dos cuidadores (Gineste e Pellissier, 2008; Simões, Salgueiro e Rodrigues, 2012).
A MGM tem produzido mudanças assinaláveis na cultura vigente nos estabelecimentos de saúde onde foi implementada, tendo-se obtido ganhos em saúde muito significativos, evidenciando-se como uma ferramenta eficaz na promoção da qualidade dos cuidados (Pilette, Patenaude e Bruneau, 2004; Luquel, 2008; Simões, Rodrigues e Salgueiro, 2011; Simões, Salgueiro, Rodrigues, 2012). A MGM tem demonstrado particular efetividade em pessoas dependentes e/ou atingidas de demência, evitando comportamentos de agitação patológica, oposição/recusa aos cuidados (Araújo e Alves, 2012; Araújo, Melo e Alves,2014a) promovendo o autocuidado (Araújo, Melo e Alves, 2014b) e a verticalidade (Araújo, Oliveira, Alves, Salgueiro (2011), diminuindo a incidência de ulceras de pressão e de quedas (Araújo, Alves e Oliveira, 2012; Araújo, Alves, Salgueiro, Melo, Cardoso e Martins, Câmara, 2014). Repercute-se também nos cuidadores, melhorando a sua satisfação profissional/motivação e qualidade de vida (Gineste e Pellissier, 2008).
Esta filosofia de cuidar promove o respeito pela pessoa cuidada, e proscreve intervenções em força ou em cuidados não consentidos. Como alternativa enfatiza técnicas que profissionalizam e facilitam a relação entre o cuidador e a pessoa cuidada, favorecendo o estabelecimento de uma verdadeira relação de confiança, promovendo o bem-estar da pessoa cuidada, por ser bem cuidada, e do cuidador, por estar a prestar um cuidado de excelência (Phaneuf, 2010; Simões, Rodrigues e Salgueiro 2008; Gineste e Pellissier, 2008; Simões, Rodrigues e Salgueiro, 2011; Simões, Salgueiro e Rodrigues, 2012).
Esta metodologia, inovadora e económica, com ganhos cientificamente validados a nível nacional e internacional, pode ser um contributo para os importantes desafios de saúde atuais, como o aumento da dependência das pessoas idosas com demências, da complexidade dos seus cuidados e consequentes custos operacionais. A sua implementação, disseminação, validação e certificação é uma necessidade imperiosa como demonstram os resultados obtidos nas instituições onde foi implementada (Araújo, Alves e Oliveira, 2012; Araújo, Alves, Salgueiro, Melo, Cardoso e Martins, Câmara, 2014).
Esta temática é atual e pertinente, carecendo de um maior esforço de investigação, fundamental e aplicada (Simões, Rodrigues & Salgueiro, 2008).
The project foresees the implementation of the Gineste-Marescotti Care Methodology (MGM) in educational institutions, namely in the course units of Nursing Fundamentals and in the health units where students carry out their clinical training and which have committed themselves to the implementation of the project.
The objectives of the project are to raise the awareness of teachers, guest assistants and nurses/nursing students about the importance of implementing the MGM, to deepen the knowledge of humane care in the context of nursing education, and to develop the skills of teachers, guest assistants, and nurses in applying the MGM in the context.
The objectives are to find out the importance that teachers, guest assistants, and nurses/nursing students give to care based on the philosophy of humanitude and the MGM; to find out the difficulties that students face in clinical training and interaction with the patient; to train nursing students in clinical training in relational and communication skills through the appropriation of the MGM; to determine the impact of the MGM on students' difficulties in interacting with the patient during clinical training; to determine the impact of appropriating the concept of humanitude and the MGM on nursing students' satisfaction; and to evaluate the impact of the MGM on patients' physical, cognitive, and emotional responses.
The aim is to conduct action research studies by monitoring quality indicators before and after applying this care methodology using control groups. Quality indicators will be assessed in patients (satisfaction, agitation, risk of falling, and level of autonomy), nurses (professional satisfaction) and nursing students (satisfaction, reduction of stress, and difficulties in interacting with the patient).
Implementar a Metodologia de Cuidados Humanitude nas instituições de ensino e nas unidades de cuidados, de forma a capacitar a equipa de profissionais e cuidadores informais nesta metodologia de cuidar, avaliar a mudança nas práticas e o impacto em ganhos em saúde nas pessoas cuidadas, nos cuidadores e na organização.
Resultados esperados
01/01/2016
Em desenvolvimento
Self-care and health-disease