SIMULATION IN NURSING EDUCATION

Entendendo que a simulação é uma importante estratégia no ensino de graduação, pós-graduação e educação permanente dos profissionais de enfermagem, surge este projecto, multicentrico, numa parceria entre docentes das Escolas de Enfermagem de Ribeirão Preto (Brasil) e de Coimbra (Portugal).



A simulação é uma importante estratégia de ensino/aprendizagem no ensino de enfermagem, tanto na formação graduada como na pós-graduada, com claros ganhos para os formandos (Jeffries, 2007; Stakweather, Kardong-Edgren & Ward, 2008; Campbell & Daley, 2009), especialmente no que se refere ao desenvolvimento de conhecimentos e competências para o juízo crítico e estabelecimento de prioridades, tomada de decisão, realização das acções acertadas, trabalho de equipa e correcção de erros sem os efeitos adversos de tais erros no paciente (Kardong-Edgren, Starkweather & Ward, 2008 e Starkweather & Kardong-Edgren, 2008).

A disponibilidade de tecnologia de som e imagem e simuladores de elevada fidelidade a um custo razoável, tem vindo a permitir a sua utilização de forma mais consistente em várias escolas de enfermagem do mundo.

Apesar deste incremento na utilização da simulação de elevada fidelidade no ensino de enfermagem, parece que continuamos a desenvolver práticas simuladas mais na base da história e experiência passadas do que assentes em evidências científicas, existindo na literatura de enfermagem poucos resultados de investigação a este nível.

Por outro lado, sendo a utilização destas tecnologias recente, tendemos a seguir o caminho mais simples, utilizando os materiais e dispositivos pedagógicos desenvolvidos por outros, mas quantas vezes sem que esses materiais tenham sido devidamente validados ou tendo-o sido em contextos culturais, profissionais e pedagógicos francamente diferentes dos nossos.

Assim, parece-nos que para uma utilização mais estruturada e fundamentada da simulação de elevada fidelidade no ensino de enfermagem, devemos fazer o esforço para desenvolver os nossos próprios dispositivos e materiais e acompanhar a sua utilização com investigação. Só com os resultados dessa investigação poderemos adequar as estratégias e metodologias ao contexto cultural e grau de desenvolvimento dos estudantes, assim como pensar e desenvolver as medidas correctivas no sentido de envolver os docentes e estudantes para que se tire o máximo partido da simulação. Parece-nos ainda importante produzir evidência relativamente ao valor acrescentado da simulação de elevada fidelidade, tanto para o estudante como para o paciente.

Entendendo que a simulação é uma importante estratégia no ensino de graduação, pós-graduação e educação permanente dos profissionais de enfermagem, surge este projecto, multicentrico, numa parceria entre docentes das Escolas de Enfermagem de Ribeirão Preto (Brasil) e de Coimbra (Portugal), com os objectivos que apresentamos de seguida.

 

Objectivo 1 – Analisar e sistematizar a evidência científica já produzida sobre a utilização da simulação no ensino de enfermagem;

Objectivo 2 – Produzir e validar materiais pedagógicos (guiões, manuais e instrumentos de avaliação) adaptados às diferentes realidades sociais, culturais e pedagógicas, baseados em evidências científicas;

Objectivo 3 – Implementar experiências clínicas simuladas com vista ao desenvolvimento de competências técnicas, relacionais, éticas e de juízo clínico;

Objectivo 4 – Analisar o processo de implementação das experiências clínicas simuladas, na perspectiva dos docentes e dos estudantes;

Objectivo 5 – Analisar alguns ganhos resultantes da implementação das experiências clínicas simuladas (conhecimento, performance, satisfação, julgamento clínico e auto-confiança, entre outros).

 

Para cada um destes objectivos prevemos a realização de diferentes estudos, utilizando também várias metodologias, em função do problema e objectivo traçado.

 

  • Escola Superior de Enfermagem de Coimbra
  • Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem
  • Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo (Brasil)
    • Bambini, Deborah; Washburn, Joy; Perkins, Ronald – Outcomes of clinical simulation for novice nursing students: communication, confidence, clinical judgment. Nursing Education Research. Vol 30, nº 2 (Mar-Abr, 2009), p. 79-82
    • Campbell, Suzanne; Daley, Karen. Simulation scenarios for nurse educators: making it real. New York: Springer Publishing Company, 2009
    • Dillard, Nancy [et al] – A collaborative project to apply and evaluate the clinical judgment model through simulation. Nursing Education Research. Vol. 30, nº 2 (Mar-Abr, 2009), p. 99-104
    • Jeffries, Pamela – Simulation in nursing education: from conceptualization to evaluation.Broadway: National League for Nursing,  2007
    • Kardong-Edgren, Suzan; Starkweather, Angela; Ward, Linda – The integration of simulation into a clinical foundations of nursing course: student and faculty perspectives. International Journal of Nursing Education Scholarship. Vol. 5, nº 1 (2008), art. 26
    • Leighton, Kim Clinical Learning Environment Comparison Survey. Learning Needs in the Traditional Clinical Environment and the Simulated Clinical Environment: A Survey of Undergraduate Nursing Students. Doctoral Dissertation. 2007. University of Nebraska, Lincoln
    • Martins, José Atuação do enfermeiro no setor de urgências: gestão para o desenvolvimento de competências". In: Malagutti, William; Cardoso, Caren - Gestão do serviço de enfermagem no mundo globalizado. Rubio: Rio de Janeiro, 2009 (p175 – 189)
    • Martins, José Autonomia do doente em contexto de urgência/emergência. Revista Portuguesa de Bioética. Nº 2 (Set, 2007), p. 195-206
    • Martins, José [et al] – Capacidade do doente para decidir: avaliar para maximizar a autonomia. Revista Portuguesa de Bioética. Nº 9 (Dezembro, 2009)
    • Ravert, Patrícia – Patient simulator sessions and critical thinking. Journal of Nursing Education. Vol. 47, nº 12 (Dez, 2008), p. 557-562
    • Sinclair, Barbara; Fergunson, Karen – Integrating simulated teaching/learning strategies in undergraduate nursing education. International Journal of Nursing Education Scholarship. Vol, 6, nº 1 (2009), art 7
    • Smith, Sherrill; Roehrs, Carol – High-fidelity simulation: factors correlated with nursing student satisfaction and self-confidence. Nursing Education Perspectives. Vol 30, nº 2 (Mar-Abr, 2009), p. 74-78
    • Starkweather, Angela; Kardong-Edgren, Suzie – Diffusion of innovation: embedding simulation into nursing curricula. International Journal of Nursing Education Scholarship. Vol. 5, nº 1 (2008), art. 13
    • Sleeper, Justin; Thompson, Cesarina – The use of hi fidelity simulation to enhance nursing students’ therapeutic communication skills. International Journal of Nursing Education Scholarship. Vol. 5, nº 1 (2008), artº 42
    • Tuttle, Raimond P. [et al] – Utilizing simulation technology for competency skils assessment and comparaison of tradicinal methods of training to simulation-based training. Respiratory Care. Vol. 52, nº 3 (Mar, 2007), p. 263-270

    O presente projecto tem potencial para dar contributos a vários níveis, especialmente pelo seu carácter polifacetado. Espera-se como resultados:

    - a sistematização da evidência científica existente, sob a forma de revisão sistemática da literatura;

    - a produção de materiais pedagógicos, adaptados à realidade social, cultural e pedagógica dos parceiros, devidamente testados e validados.

    - a implementação de experiências clínicas simuladas no ensino graduado e pós-graduado de enfermagem, com vista ao desenvolvimento de competências técnicas, relacionais, éticas e de juízo clínico, devidamente testadas e validadas;

    - a análise de alguns ganhos para os docentes e para os estudantes, resultantes da utilização das experiências clínicas simuladas.

    Estes resultados terão repercussões importantes no ensino praticado em ambas as escolas, esperando-se a produção de enfermeiros com mais conhecimentos e mais competências técnicas, relacionais e éticas.

    Informação do projeto

    • Data de início

      01/01/2010

    • Data de conclusão

      Em desenvolvimento

    • Linha Temática

      Education and development of the discipline

    • Coordination Team
      • Verónica Rita Dias Coutinho Coord. PI
      • Rui Carlos Negrão Batista Coord.