Entendendo que a simulação é uma importante estratégia no ensino de graduação, pós-graduação e educação permanente dos profissionais de enfermagem, surge este projecto, multicentrico, numa parceria entre docentes das Escolas de Enfermagem de Ribeirão Preto (Brasil) e de Coimbra (Portugal).
A simulação é uma importante estratégia de ensino/aprendizagem no ensino de enfermagem, tanto na formação graduada como na pós-graduada, com claros ganhos para os formandos (Jeffries, 2007; Stakweather, Kardong-Edgren & Ward, 2008; Campbell & Daley, 2009), especialmente no que se refere ao desenvolvimento de conhecimentos e competências para o juízo crítico e estabelecimento de prioridades, tomada de decisão, realização das acções acertadas, trabalho de equipa e correcção de erros sem os efeitos adversos de tais erros no paciente (Kardong-Edgren, Starkweather & Ward, 2008 e Starkweather & Kardong-Edgren, 2008).
A disponibilidade de tecnologia de som e imagem e simuladores de elevada fidelidade a um custo razoável, tem vindo a permitir a sua utilização de forma mais consistente em várias escolas de enfermagem do mundo.
Apesar deste incremento na utilização da simulação de elevada fidelidade no ensino de enfermagem, parece que continuamos a desenvolver práticas simuladas mais na base da história e experiência passadas do que assentes em evidências científicas, existindo na literatura de enfermagem poucos resultados de investigação a este nível.
Por outro lado, sendo a utilização destas tecnologias recente, tendemos a seguir o caminho mais simples, utilizando os materiais e dispositivos pedagógicos desenvolvidos por outros, mas quantas vezes sem que esses materiais tenham sido devidamente validados ou tendo-o sido em contextos culturais, profissionais e pedagógicos francamente diferentes dos nossos.
Assim, parece-nos que para uma utilização mais estruturada e fundamentada da simulação de elevada fidelidade no ensino de enfermagem, devemos fazer o esforço para desenvolver os nossos próprios dispositivos e materiais e acompanhar a sua utilização com investigação. Só com os resultados dessa investigação poderemos adequar as estratégias e metodologias ao contexto cultural e grau de desenvolvimento dos estudantes, assim como pensar e desenvolver as medidas correctivas no sentido de envolver os docentes e estudantes para que se tire o máximo partido da simulação. Parece-nos ainda importante produzir evidência relativamente ao valor acrescentado da simulação de elevada fidelidade, tanto para o estudante como para o paciente.
Entendendo que a simulação é uma importante estratégia no ensino de graduação, pós-graduação e educação permanente dos profissionais de enfermagem, surge este projecto, multicentrico, numa parceria entre docentes das Escolas de Enfermagem de Ribeirão Preto (Brasil) e de Coimbra (Portugal), com os objectivos que apresentamos de seguida.
Objectivo 1 – Analisar e sistematizar a evidência científica já produzida sobre a utilização da simulação no ensino de enfermagem;
Objectivo 2 – Produzir e validar materiais pedagógicos (guiões, manuais e instrumentos de avaliação) adaptados às diferentes realidades sociais, culturais e pedagógicas, baseados em evidências científicas;
Objectivo 3 – Implementar experiências clínicas simuladas com vista ao desenvolvimento de competências técnicas, relacionais, éticas e de juízo clínico;
Objectivo 4 – Analisar o processo de implementação das experiências clínicas simuladas, na perspectiva dos docentes e dos estudantes;
Objectivo 5 – Analisar alguns ganhos resultantes da implementação das experiências clínicas simuladas (conhecimento, performance, satisfação, julgamento clínico e auto-confiança, entre outros).
Para cada um destes objectivos prevemos a realização de diferentes estudos, utilizando também várias metodologias, em função do problema e objectivo traçado.
O presente projecto tem potencial para dar contributos a vários níveis, especialmente pelo seu carácter polifacetado. Espera-se como resultados:
- a sistematização da evidência científica existente, sob a forma de revisão sistemática da literatura;
- a produção de materiais pedagógicos, adaptados à realidade social, cultural e pedagógica dos parceiros, devidamente testados e validados.
- a implementação de experiências clínicas simuladas no ensino graduado e pós-graduado de enfermagem, com vista ao desenvolvimento de competências técnicas, relacionais, éticas e de juízo clínico, devidamente testadas e validadas;
- a análise de alguns ganhos para os docentes e para os estudantes, resultantes da utilização das experiências clínicas simuladas.
Estes resultados terão repercussões importantes no ensino praticado em ambas as escolas, esperando-se a produção de enfermeiros com mais conhecimentos e mais competências técnicas, relacionais e éticas.
01/01/2010
Em desenvolvimento
Education and development of the discipline