A inovação em tecnologias dos cuidados de saúde visa a prestação de cuidados cada vez mais efetivos e seguros para os profissionais de saúde e para as pessoas alvo dessa prestação de cuidados. Os dispositivos médicos (DM) são um exemplo claro da inovação em saúde, potenciando e melhorando as intervenções em saúde, desde a prevenção de doença e incapacidade à promoção da saúde e bem-estar, bem como o papel de diagnóstico e tratamento de variadas condições clínicas.
O Regulamento 2017/745 do Parlamento uniformiza as práticas regulamentares em vários países da UE (União Europeia). Embora com atrasos na sua efetiva implementação devido à pandemia COVID-19, presentemente, são colocadas exigências à comunidade científica no seu envolvimento em todo o ciclo de desenvolvimento de DM, incluindo na sua monitorização após colocação no mercado. O papel da comunidade científica, incluindo da Enfermagem, no desenvolvimento e implementação de quadros metodológicos sólidos e em resposta às exigências do Regulamento é um desafio actual e vital para o desenvolvimento de inovação em tecnologias dos cuidados de saúde, como sendo os DM.
Neste enquadramento, torna-se necessário identificar áreas de investigação prioritárias no âmbito da inovação em tecnologias dos cuidados de saúde, em articulação com parceiros multidisciplinares, entidades regulamentares e organismos notificados, desenvolvendo e implementando metodologias de investigação robustas e que respondam às exigências regulamentares e às necessidades de inovação em saúde.
Como objetivo geral, pretende-se o desenvolvimento de soluções inovadoras para os Cuidados de saúde. Para tal, pretende-se incrementar o financiamento na área da inovação em saúde, através de candidaturas a financiamento nacional e internacional em co promoção com empresas e/ou Instituições de Ensino (Sistema de Incentivos à Investigação & Desenvolvimento Tecnológico, Erasmus+ Capacity Building, Erasmus+ Strategic Partnerships, candidaturas ao Sistema de Apoio à Investigação Científica e Tecnológica SAICT, Horizont 2030, Ambient Assisted Living, Universidades Europeias, entre outros). Especificamente, para cumprir com o desenvolvimento de inovação em saúde, são considerados distintos objetivos específicos, tais como:
Awaiting information from the PI
01/01/2024
Em desenvolvimento
Care Systems, Organization, Models, and Technology